logo catedra

Screen Shot 2017 06 11 at 14.29.57A Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV realizou uma conversa aberta com o Comandante Pedro Pires sobre “A importância das línguas estrangeiras nas relações de Cabo Verde com outros países desde a sua independência”, na terça-feira, dia 21 de junho, no átrio da ENG, em Achada Santo António.

A Sessão Solene da Abertura foi realizada pelo Vice-reitor para as Relações Internacionais e Cooperação, Professor Doutor António Lobo de Pina, na qual reiterou que o ensino das Línguas é um projeto estratégico para a Uni-CV.

“Nos últimos dois anos instalámos o Instituto de Língua Francesa, o Instituto Confúcio, o Instituto de Língua Inglesa Dana Mohler Faria, a Cátedra de Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e temos outros vários leitorados da língua espanhola, da língua brasileira, da língua portuguesa, o Instituto Camões, na Universidade de Cabo Verde”, afirmou o Vice-reitor e acrescentou ainda que “a nossa inserção regional ou internacional passa intrinsecamente pelo domínio das línguas”.

O presidente da ENG, Doutor José Jorge Dias, afirmou que a conferência é uma temática considerada de importante relevância na perspetiva das línguas com a relação e unificação não só com os bens e serviços, mas sobretudo com o mundo e o mercado de trabalho.  

“Este evento é mais uma oportunidade de puder conhecer a importância que a língua tem no mundo”, afirmou o presidente da ENG.

O comandante Pedro Pires afirmou que um ser humano tem que ser bilingue.

“Estamos numa área francófona, temos que saber duas línguas”, sublinhou o Presidente do Instituto Pedro Pires para a Liderança.

“A internacionalização significa que temos que ter a ambição de ser funcionários a nível internacional”, afirmou o Comandante Pedro Pires, tendo acrescentado ainda que quem queira seguir a carreira internacional tem que dominar pelo menos mais duas línguas, a inglesa e a francesa.

A conversa aberta foi moderada pelo jornalista da TCV, Jefferson Gomes, e contou com a presença de estudantes, docentes e outros convidados.


© Cátedra Eugénio Tavares - 2020. Design de Joemidia