logo catedra

 

Doutora em Letras - Estudos Com­parados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos Lusófonos pela Université de la Sorbonne Nouvelle e Licenciada em Linguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.

Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde, onde leciona Introdução aos Estudos Literários, Percursos da Literatura Cabo-verdiana, Literatura Cabo-verdiana, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Culturas Lusófonas.

Exerceu as funções de Coordenadora da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Cabo-verdianos e Portugueses; Leitora do Instituto Camões no ex-Instituto Superior de Educação – de 1999 a 2002 -  e Vogal do Conselho Diretivo (2010-2013) do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Cabo Verde.

Foi Curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde de fevereiro 2017 a outubro de 2018.

A sua tese de Doutoramento está publicada com o título Percursos estéticos e identitários na Literatura cabo-verdiana contemporânea: João Vário, Corsino Fortes e José Luís Tavares.

É Coordenadora da terceira linha de investigação da Cátedra: Leitura: Literatura em língua portuguesa e espaços físicos e sociais de leitura - a instituição literária em Cabo Verde.


© Cátedra Eugénio Tavares - 2020. Design de Joemidia