logo catedra

 


Natural da Ilha do Sal, em Cabo Verde, é Professora Auxiliar Aposentada da Universidade de Cabo Verde, Doutora em Linguística (Sociolinguística), pela Universidade de Lisboa, e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Foi Presidente eleita do Conselho Científico para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Artes e de Ciências Económicas, Jurídicas e Políticas da Universidade de Cabo Verde, Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Vice-Presidente da Comissão Nacional para as Línguas e Coordenadora Científica do Projeto de Investigação Produção de Material de Apoio ao Desenvolvimento de Competências em Português – Língua Segunda. 

 

Exerceu a docência no ensino superior desde 1986, no extinto Instituto Superior de Educação, no qual foi membro do seu Conselho Científico a partir outubro de 1997, tendo sido ainda eleita membro do seu Conselho Diretivo, como representante do corpo docente e Chefe do Departamento de Línguas Cabo-verdiana e Portuguesa. Exerceu o cargo de Diretora-Geral do Ensino Superior e Ciência de 2001 a 2003.

 

É Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, desde o ano de 2015, coordenando, neste âmbito, a primeira linha de investigação da Cátedra: Linguística Descritiva Sincrónica: Descrição do Português em Cabo Verde.


Endereço de Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 


UNIDADE ORGÂNICA

  • Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ENSINO

  • Ciências da Linguagem

TESE DE DOUTORAMENTO

GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO

  • Produção de Material de Apoio ao Desenvolvimento de Competências em Português - Língua Segunda

PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO

  • Produção de Material de Apoio ao Desenvolvimento de Competências em Português - Língua Segunda (desde Fevereiro 2011) - Coordenadora científica do projeto

ÁREAS DE INTERESSE

  • Ensino do português como segunda língua; Estudos de sociolinguística; Política linguística: gestão do multilinguismo, promoção de línguas, educação bilingue, direitos linguísticos

 

SELEÇÃO DE PUBLICAÇÕES


ARTIGOS CIENTÍFICOS

  • LOPES.A.M. (2011). Cabo Verde: uma abordagem sociolinguística. In: Investigação Científica e Integração Regional Realidade e Perspectivas. Instituto da África Ocidental/ lnstituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Praia.
  • LOPES.A.M. (Dezembro de 2006). O Ensino da Leitura no Ensino Secundário In: Revista de Estudos Cabo-Verdianos Nº 3-4 , Pág. 157-170.
  • LOPES.A.M. (Março de 2003). "O ensino do Português em Cabo-Verde: um ponto de vista". In: Língua Portuguesa, N. 01, Edição da CPLP/ lnstituto Camões.
  • LOPES.A.M. (Abril 1998). Produção Escrita - Do Discurso à Prática: Seminário Internacional, Língua e Cultura - O Ensino do Português como Língua Estrangeira. In: Actas VIII Encontro da AULP: Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Macau.
  • LOPES.A.M. (1997). "Análise dos Modos de Participação: Um Instrumento para a Reflexão" In: XXVI Anais de Seminários do GEL, Campinas, SP.
  • LOPES.A.M.(Maio de 1997). "O Processo Inicial de Transformação de Um Professor", comunicação integrante da comunicação coordenada "Pesquisa Colaborativa e Construção do Conhecimento na Formação Continuada do Educador (professor e coordenador) ", XLV Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de S. Paulo/UNCAMP.

 

LIVROS

    • A Aula de Português: Reflexão Crítica sobre o Ensino da Produção Escrita. Mindelo. Edições Clabedotche.2003.
    • Manual da disciplina de Didáctica do Português, Vol. I, II, III, IV e V para o Curso de Formação a Distância de professores em Exercício. ISE. 2001.
    • Manual de Língua Portuguesa – 5.ªe 6.ª classes, (co-autoria), PREBA (Projecto de Renovação e Extensão do Ensino Básico). Praia. 1995.
    • Língua Portuguesa -Guia do Professor 5.° Ano, (co-autoria), PREBA (Projecto de Renovação e Extensão do Ensino Básico). Praia. 1995
    • Programa de Língua Portuguesa para o 7.º e 8.°anos de Escolaridade -Tronco Comum (co-autoria), PRESE (Projecto de Restruturação e Expansão do Sistema Educativo). Praia. 1994
    • Programas, Manuais do Aluno e Guias dos Professores para Educação em Matéria de População e para a Vida Familiar, para a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Básico Integrado, enquanto membro da Equipa Metodológica do Projecto de Educação em Matéria de População e para a Vida Familiar. Praia. 1994
    • Avançar I, II e III, (co-autoria, como membro da equipa do Centro de Línguas do Curso de Formação de Professores) - Manuais de Língua de Língua Portuguesa para o Curso Geral do Ensino Secundário, 1987, (em vigor até à implementação da atual Reforma do Sistema Educativo)
    • Caminhar I e II (co-autoria, como membro da equipa do Centro de Línguas do Curso de Formação de Professores) - Manuais de Língua Portuguesa para o Ensino Básico Complementar, 1986 (em vigor até à implementação da actual Reforma do Sistema Educativo)
    • Programa da Disciplina de Português do antigo Ensino Básico Complementar (co-autoria, como membro da equipa do Centro de Línguas do Curso de Formação de Professores), 1985.

 

CAPÍTULOS DE LIVRO

  • "Da Caligrafia à Escrita" In: CELANI, M.a. A.A. (Org.). Ensino de Segunda Língua - Redescobrindo as Origens, S. Paulo, EDUC, 1997.


© Cátedra Eugénio Tavares - 2020. Design de Joemidia