logo catedra

A Professora Doutora Elvira Gomes dos Reis é Doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela Galiza, na Espanha, com a tese intitulada: O crioulo como língua materna em Cabo Verde e as suas implicações no curriculum escolar desenvolvido em português.


É Mestre em Didática de Línguas, na especialidade de Ensino do Português Língua Não Materna pela Universidade de Aveiro, em Portugal, com o tema As transferências linguístico-comunicativas: atitudes e representações dos professores, Mestre em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela Galiza, com o tema O bilinguismo como fator de desenvolvimento humano: aproximação às metáforas enquanto expressão do imaginário crioulo, Licenciada em Ensino de Estudos Portugueses pela Universidade Aberta de Lisboa, em Portugal, e Bacharel em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses pelo Instituto Superior de Educação da Praia, em Cabo Verde.


É membro fundador da Academia de Ciências e Humanidades de Cabo Verde e da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.


Está no Ensino Superior em Cabo Verde desde 2003 onde tem lecionado várias disciplinas nas áreas de Ciências da Comunicação, Ciências da Educação e Ciências da Linguagem.

 

 

Assistente graduado da Universidade de Cabo Verde e membro da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.

Mestre e doutorando em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é Licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela mesma Faculdade.

Tem como principais áreas de interesse ao nível da investigação o ensino do Português como língua segunda e a sintaxe comparada das línguas portuguesa (português europeu e português brasileiro) e cabo-verdiana.

 

Professora aposentada do Quadro do Ensino Secundário, foi coordenadora da disciplina de língua portuguesa, no Liceu Domingos Ramos e professora dessa disciplina na Universidade de Cabo Verde.

Membro da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Mestre em Ciências da Educação – Avaliação.

Integrou o Projeto de Renovação e Extensão do Ensino Básico (PREBA) e atuou como formadora de Professores do Ensino Básico e Secundário (presencial e a distância), como orientadora de estágio pedagógico de professores de Português e na elaboração de programas e manuais de Língua Portuguesa.

 

Professora do Ensino Secundário, Licenciada em Língua e Cultura Portuguesas – Língua Estrangeira e Mestre em Didática da Língua – Português Língua Não Materna.

Membro da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, tem lecionado Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Técnicas de Leitura e de Redação e Supervisão de Estágio na Universidade de Cabo Verde e no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.

Tem como principais áreas de interesse ao nível da investigação a produção de materiais didáticos para o ensino do Português como Língua Não Materna.

 

Maria Goreti Varela Freire Silva é Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Mestre em Língua e Cultura Portuguesas (Universidade de Lisboa)  e Licenciada em Estudos Cabo-verdianos e Portugueses (Antigo Instituto Superior de Educação/ Universidade de Cabo Verde).


Assistente graduada na Universidade de Cabo Verde desde 2008, é membro da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, da Equipa Nacional do Vocabulário Ortográfico Nacional (IILP), e da Comissão Científica para a área disciplinar de Línguas e Literaturas, na Universidade de Cabo Verde.

 

Tem como principais áreas de interesse, ao nível da investigação, o ensino do Português como língua segunda e a tradução para a língua cabo-verdiana. Na tese doutoral, estudou as Práticas de escrita no Ensino Secundário no contexto de Cabo Verde.

 


© Cátedra Eugénio Tavares - 2021. Design de Joemidia